Últimas Notícias
Noticias

Frente fria avança e deixa parte do Sul e Sudeste em alerta amarelo para tempestade nesta 4ª

Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a quarta-feira (29) será marcada por tempestades no Sul do Brasil e avanço da frente fria para áreas do Sudeste do Brasil. 

Além da frente fria, instabilidades associadas a sistemas de baixa pressão favorecem a formação de nuvens carregadas pela região Sul do Brasil, com destaque para Santa Catarina e Paraná que podem ter queda de granizo nas próximas 24 horas. 

De acordo com o modelo Cosmo, a tendência é que as áreas de instabilidade passem rápido por essas áreas, mas a trégua nas chuvas no Sul do Brasil será rápida. A partir do dia 1º de outubro, próxima sexta-feira, a previsão é que um novo sistema entre pelo Rio Grande do Sul, devolvendo as condições de chuva intensa no estado, sobretudo na área central do estado. 

Com a atuação dos dois sistemas, o Inmet emitiu alerta amarelo para tempestade válido no norte gaúcho, Santa Catarina, Paraná, centro-leste de São Paulo e também em áreas de Minas Gerais e Rio de Janeiro, válido até às 12h de amanhã. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", destaca a publicação oficial. 

A Climatempo também alerta para risco de temporais em Minas Gerais nesta quarta-feira (29). De acordo com a consultoria, a chuva mais expressiva se concentra sobre o sul do estado e há risco de temporais isolados na região da Zona da Mata Mineira.

"Em Pouso Alegre, Lavras e São João Del Rei, o sol aparece e as pancadas de chuva se concentram entre a tarde e a noite, podendo vir com até forte intensidade", afirma.O tempo segue firme e seco sobre o norte e região do Triângulo Mineiro. A umidade relativa do ar, fica abaixo dos 30% nas horas mais quentes do dia nestas áreas. 

Veja o mapa com as áreas em alerta nesta quarta-feira (29): 

Fonte: Inmet

Para o Centro-Oeste do Brasil as previsões são semelhantes, e a tendência é de tempo seco em boa parte da área. Os modelos sinalizam condição de chuvas apenas de forma pontual no norte do Mato Grosso. Já no Matopiba, o Inmet prevê chuvas no Tocantins, Maranhão e parte do Piauí, com precipitação de até 20mm. Os maiores volumes são previstos no Piauí nas próximas 24 horas.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário