Um escorpião amarelo foi encontrado no segundo andar de um apartamento localizado na Rua 21 de Abril, na noite desta terça-feira, dia 10, área central de Palotina.
Conforme informações, o morador ao chegar em casa no início da noite, percebeu algo estranho no chão da cozinha e ao se aproximar, se deparou com o escorpião realizando sua captura de forma segura. Na sequência, entrou em contato com a Vigilância em Saúde para receber orientações sobre os procedimentos nestes casos.
Os escorpiões são um dos animais terrestres invertebrados. Passam o dia escondidos em lugares escuros, entre frestas, ou debaixo de pedras, folhas e troncos. São comuns em lugares com entulhos, que possuem madeira, materiais para construção, sendo mais ativos à noite, quando forrageiam e comem.
Em caso de eventual picada do animal, lave com água e sabão e procure auxilio médico imediatamente. Caso seja possível, leve o animal causador da picada junto (não importando seu estado). Não é indicado o uso de qualquer medicamento ou procedimento paliativo (enfaixar, imobilizar, amarrar).
Para maiores informações, procure a Vigilância em Saúde, no prédio do CISS, antigo Fórum. Telefone (44) 3649-2793.
De acordo com a Fundação Fiocruz, o atributo mais notório de um escorpião é seu ferrão venenoso. O veneno é neurotóxico. Sua ação é muito rápida e forte. A dor é intensa se irradiando por todo o corpo da vítima. Agindo especialmente sobre o sistema nervoso, pode causar a morte por asfixia, pois os comandos que controlam a respiração ficam bloqueados. O soro anti-escorpiônico é o único remédio eficaz contra as ferroadas dos escorpiões.
Da Redação Bem Oeste Notícias
Nenhum comentário
Postar um comentário