No dia 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Neste dia, além de agradecer os doadores de sangue gostaríamos de sensibilizar a população sobre a necessidade da doação de sangue. Ser doador de sangue é um gesto de solidariedade e amor que pode salvar muitas vidas. Você sabia que em pleno século XXI e mesmo com todas as evoluções tecnológicas, o sangue não pode ser produzido artificialmente? Isso mesmo, o sangue é insubstituível: Somos a única fonte de matéria prima para uma transfusão.
Sabia que com uma única doação você pode salvar até 4 vidas? Sim, pois todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas, plasma) e, assim, pode beneficiar vários pacientes com apenas uma unidade coletada. Ninguém vive sem sangue, por isso O Ministério da Saúde reforça sempre a importância da cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue.
O objetivo é manter os estoques de sangue sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando algum conhecido precisar. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador. É pouco para quem doa e muito para quem precisa! O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro.
Pré-requisitos para ser doador de sangue:
– estar em boas condições de saúde;
– ter entre 16 a 69 anos de idade (de 16 a 17 anos com autorização do responsável legal);
– idade até 60 anos, se for a primeira doação;
– intervalo entre doações de sangue de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens;
– pesar mais do que 50 kg;
– não estar grávida ou amamentando;
Os impedimentos definitivos para ser doador de sangue são:
- ter passado por hepatite após os 11 anos de idade;
- evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C e AIDS (vírus HIV), doenças associadas ao vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
- Uso de drogas ilícitas injetáveis;
- Malária.
Como doar sangue?
Para doar sangue, basta procurar as unidades de coleta de sangue, como os Hemocentros, para checar se você atende aos requisitos necessários para a doação.
Existem impedimentos temporários e também impedimentos definitivos. No mais, basta o desejo de ajudar o próximo.
Nenhum comentário
Postar um comentário