O Dia 22 de janeiro é feriado municipal em Palotina. A data, que neste ano ocorre no domingo, homenageia o padroeiro do município, São Vicente Pallotti. O santo, que nasceu em 1795, faleceu no dia 22 de janeiro de 1850. Um tríduo foi iniciado ontem na Igreja Matriz e segue até este sábado, sempre a partir das 19h30. No domingo, a partir das 18h haverá missa no Seminário, seguido de Festival do Pastel.
Vicente Pollotti foi o fundador da Congregação dos Padres Palotinos e das Irmãs Palotinas. Ele foi um sacerdote romano que, com a sua profunda vida espiritual, suas múltiplas atividades apostólicas e a realização profética do apostolado, influiu de modo relevante na história da Igreja no século XIX. Pallotti nasceu em Roma, no dia 21 de abril de 1795, numa família de classe média. Com sua mãe aprendeu a amar os irmãos mais pobres, crescendo generoso e bondoso. Em 1818, se consagrou sacerdote pela diocese de Roma, onde ocupou cargos importantes na hierarquia da Igreja. Muito culto obteve o doutorado em Filosofia e Teologia.
Vicente Pallotti morreu em Roma, no dia 22 de janeiro 1850, aos cinquenta e cinco anos de idade. De saúde frágil, doou naquele inverno seu casaco a um pobre, adquirindo a doença que o vitimou. O Papa Pio XI o beatificou Vicente Pallotti e, em 1963, as suas ideias e carisma espiritual foram plenamente reconhecidos pelo papa João XXIII, que o proclamou santo.
O nome de Palotina é uma homenagem aos padres palotinos que tiveram atuação destacada no início do desbravamento da região. Em homenagem ao santo um monumento foi erguido com sua estátua na Praça Amadeo Piovesan. Anualmente, em maio, é realizada a Festa de São Vicente Pallotti com procissão ao Santuário de Nossa Senhora da Salete.
Por Jornal Folha de Palotina
Nenhum comentário
Postar um comentário