Últimas Notícias
Noticias

Exportações do Paraná aumentam 11,3% nos dez primeiros meses de 2023

As exportações do Paraná aumentaram 11,3% nos dez primeiros meses de 2023 em comparação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a outubro desse ano, o Estado movimentou 21 bilhões de dólares em vendas para outros países, enquanto que em 2022 o montante exportado foi de quase 19 bilhões. Só no último mês de outubro, as vendas externas somaram 1,91 bilhão de dólares. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. 

A soja em grão segue como o principal produto exportado pelo Paraná e foi o que teve maior aumento nas vendas para fora. De janeiro a outubro, o produto alcançou a marca de praticamente cinco bilhões de dólares exportados. Com esse resultado, a venda de soja em grão para o Exterior superou em 71,8% os quase três bilhões do acumulado dos dez primeiros meses de 2022. 

O segundo item cujas vendas mais cresceram nesse período foram os cereais, que abrange grãos em geral, mas preponderantemente milho. Houve variação positiva de 54,2%. A venda subiu de pouco mais de 619 milhões de dólares para mais de 955 milhões entre os dez primeiros meses de 2022 e o mesmo período de 2023. 

Dos destinos das exportações, quatro dos cinco maiores parceiros comerciais paranaenses tiveram aumento expressivo no volume de compras. A China continua o maior comprador do Paraná e também teve a maior variação. As exportações ao país asiático aumentaram 72,8% de janeiro a outubro, totalizando quase seis bilhões de dólares. Outro gigante asiático cujas compras do Paraná aumentaram foi o Japão, com alta de 33,2%. As vendas para o país superaram 595 milhões de dólares na variação dos dez primeiros meses de 2023. O Japão ocupa a quinta colocação nas exportações paranaenses. Já as vendas para o México, quarto maior comprador do Paraná, subiram 28,3%, alcançando 856 milhões de dólares nos dez primeiros meses deste ano. Para a Argentina, segundo maior comprador do Paraná, foram movimentados quase um bilhão e meio de dólares, representando aumento de 17% no período. 

As importações paranaenses, por sua vez, caíram 21,2% nos dez primeiros meses de 2023, comparado ao mesmo período de 2022. Entre os produtos que mais pesaram nessa queda estão os adubos e fertilizantes, óleos e combustíveis e produtos químicos. Porém, a importação de veículos quase dobrou no comparativo com o ano passado. A compra de veículos de outros países teve aumento de 91,1%, movimentando 568 milhões de dólares de compras.

Exportações do Paraná aumentam 11,3% nos dez primeiros meses de 2023 Foto: Claúdio Neves/Portos do Paraná
Exportações do Paraná aumentam 11,3% nos dez primeiros meses de 2023 Foto: Claúdio Neves/Portos do Paraná

Por AEN



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário