Últimas Notícias
Noticias

Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares: saiba como é o trabalho da equipe que atua para garantir a segurança do paciente

Ao entrar em um hospital, em busca da recuperação ou manutenção da saúde, não se imagina o conjunto de ações que são necessárias para garantir que o ambiente esteja seguro e não haja risco de contaminação por bactérias e micro-organismos que circulam nas unidades hospitalares.
Esse trabalho de Controle de Infecção Relacionada a Assistência à Saúde vem sendo aprimorado e intensificado ao longo dos anos, associado à evolução tecnológica de equipamentos e produtos.
Entretanto, é preciso frisar que foi a adoção do cuidado mais básico que trouxe resultados eficazes no controle do problema: lavar as mãos. No dia 15 de maio de 1847, na Hungria, o médico obstetra Ignaz Semmelweis incorporou a atitude como obrigatória para enfermeiros e médicos e por isso a data se tornou memorável e uma forma de conscientização.

Dois séculos depois, somente a lavagem das mãos não é o suficiente para garantir a segurança de pacientes e profissionais, por isso existe nos hospitais um serviço que tem este foco. “O Serviço de Controle de Infecção Relacionado a Assistência à Saúde (SCIRAS) trabalha com várias ações: educação continuada dos profissionais, limpeza e desinfecção dos ambientes, monitoramento de bundles (forma estruturada de melhorar os processos e os resultados dos cuidados para o paciente), indicadores de IRAS (Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde), controle do uso racional de antimicrobianos, avaliação e orientação de técnicas relacionadas com procedimentos invasivos, controle de dispositivos invasivos, entre outras”, explica a enfermeira do SCIRAS do Policlínica Hospital de Cascavel, Ketlin Sandriane Markus.

Segurança para todos

A profissional reforça que o trabalho desempenhado abrange a segurança de todos no ambiente hospitalar. “O rígido controle de Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde é fundamental para garantir segurança ao paciente e também ao profissional que está prestando o atendimento, visando prevenir infecções por meio dos cuidados prestados, limpeza e desinfecção do ambiente, garantindo que os processos sejam seguidos", ressalta.

Limpeza e desinfecção

Dentre as ações desenvolvidas pelo Serviço de Controle de Infecção, a limpeza é um dos fatores de atenção e precisa seguir protocolos rígidos determinados para cada ambiente. “O hospital possui um Procedimento Operacional Padrão (POP) para limpeza e desinfecção concorrente que deve ser realizado a cada 6 horas; e a limpeza e desinfecção terminal que é realizada a cada 7 dias ou quando o paciente recebe alta. O hospital também possui um POP específico para limpeza e desinfecção do centro cirúrgico. O objetivo principal é reduzir a carga microbiana do ambiente, contribuindo com o controle de infecções, conservação das superfícies e prevenção de acidentes de trabalho”, ressalta.
Os produtos utilizados para estes procedimentos têm fórmulas específicas para potencializar o trabalho. “O ambiente hospitalar necessita de produtos específicos para auxiliar na limpeza e desinfecção do ambiente devido a alta carga microbiana. Por isso são utilizados desinfetantes que tenham laudos comprovando a redução microbiana com sua utilização. A aplicação segue o manual de limpeza e desinfecção de superfícies em serviços de saúde”, garante.

Evolução constante

O Policlínica Hospital de Cascavel tem a qualidade dos serviços prestados reconhecida pela Acreditação ONA 2 (certificação com base em padrões reconhecidos internacionalmente) e trabalha para alcançar o nível máximo de excelência, por meio da Acreditação ONA 3. “Recentemente, passamos por auditoria da ONA e estamos cada vez mais alinhados com as coordenações referentes ao processo de prevenção e controle de IRAS. O SCIRAS está trabalhando em gestão dos processos, planejamentos, ciclos de melhoria em conjunto com a governança clínica, prestando assessoria técnica para controle de água e ar, promovendo educação continuada visando a segurança do paciente, buscando ações para a sustentabilidade socioambiental e realizando auditorias para melhorias nos processos”, completa.

Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares - imagem divulgação


Por Contelle Comunicação - Letícia Caroline Fernandes



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário