Desde a última semana, o município de Palotina deu início ao projeto de modernização da iluminação pública para elevar ainda mais a qualidade de vida dos moradores, proporcionando mais segurança, economia de energia e sustentabilidade. Até o momento, 438 pontos de iluminação nos bairros Interlagos e Osvaldo Cruz já foram substituídos.
O projeto, viabilizado por meio de uma parceria público-privada (PPP), prevê a modernização de mais de 6.300 pontos de iluminação em até seis meses. Todos os pontos, inclusive os novos que serão implantados, contarão com um sistema de tele gestão, que permite o monitoramento remoto, identificando problemas técnicos em tempo real. Isso garante a realização de manutenções em até 48 horas, proporcionando maior agilidade e segurança para a população.
Uma das principais vantagens do projeto é a redução no consumo de energia. Com a modernização, Palotina espera uma economia de mais de 50% no uso de eletricidade nos espaços públicos.
Conforme o projeto, durante os próximos 25 anos, não haverá aumento na taxa de iluminação pública, mesmo com a ampliação e modernização da iluminação. O parceiro privado envolvido na iniciativa vai investir mais de R$ 7,5 milhões no primeiro ano, dando início a essa nova era de inovação tecnológica. No 12º ano, todos os pontos de iluminação serão novamente substituídos, assegurando que a qualidade do serviço acompanhe os avanços tecnológicos.
A iniciativa é parte de uma parceria entre a Prefeitura de Palotina com a Fundação da Universidade Federal do Paraná, sendo fiscalizada e auditada pela Coordenadoria de Acompanhamento de Atos de Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, garantindo que a modernização atenda aos interesses da população e siga padrões de boa governança.
Arte: Portal Bem Oeste Notícias |
Da Redação
Nenhum comentário
Postar um comentário