Uma estudante de 15 anos foi picada por um escorpião no Colégio Estadual de Iporã, na manhã de segunda-feira (25), depois que o animal caiu de um aparelho de ar-condicionado. O incidente, que gerou apreensão entre os alunos e funcionários da escola, ocorreu quando o escorpião caiu inicialmente sobre a cabeça da aluna, para em seguida picá-la no braço.
Segundo o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Umuarama, assim que o acidente foi comunicado, a direção da escola, com o apoio da pedagoga, prestou todo o atendimento necessário à jovem. “Após avaliação médica, ela foi liberada e, hoje [terça-feira], encontra-se bem e presente na escola”, informou o NRE em nota enviada após questionamentos de OBemdito.
O órgão esclareceu que, apesar de o escorpião ter causado um susto, a escola mantém uma rotina de cuidados e manutenção das instalações. A higienização dos aparelhos de ar-condicionado é realizada duas vezes por ano, e na sala onde ocorreu o incidente, a limpeza foi feita na semana passada. Além disso, a instituição realiza dedetizações anuais, sendo a última realizada em janeiro, junto à limpeza da caixa d’água.
Em relação à ocorrência, o NRE destacou que as condições climáticas, com o clima quente e seco dos últimos dias, favorecem a presença de escorpiões na região. “Como medida adicional, a Secretaria está intensificando ações preventivas para reforçar a segurança e o bem-estar dos alunos, com inspeções extras nos aparelhos de ar-condicionado e em demais instalações escolares, visando evitar situações como essa no futuro”, explicou o NRE.
Confira a nota na íntegra:
“Sobre o ocorrido no Colégio Estadual de Iporã, pertencente ao Núcleo Regional de Umuarama, nesta segunda-feira (25), com uma aluna de 15 anos, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná informa que, assim que informada sobre o incidente, a direção da escola, acompanhada pela pedagoga, prestou atendimento imediato, levando a aluna ao hospital da cidade, onde recebeu os cuidados necessários. Após avaliação médica, ela foi liberada e, hoje, encontra-se bem e presente na escola.
A Seed-PR informa ainda que a higienização dos aparelhos de ar-condicionado ocorre regularmente, com uma periodicidade de duas vezes ao ano. Na sala em questão, a limpeza foi realizada na semana passada. Além disso, a escola passa por ações preventivas, como dedetizações anuais — a última delas realizada em janeiro deste ano, junto com a limpeza da caixa d’água.
Vale ressaltar que o clima quente e seco, como o que se tem registrado recentemente, pode intensificar a presença e a atividade de escorpiões. Como medida adicional, a Secretaria está intensificando ações preventivas para reforçar a segurança e o bem-estar dos alunos, com inspeções extras nos aparelhos de ar-condicionado.
NRE Umuarama”
Fonte: OBemdito
Nenhum comentário
Postar um comentário