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Censo: alunos do Paraná têm maior tempo de estudo do País e instrução da população dobra

Os estudantes do Paraná dos últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio, momentos em que a gestão das escolas públicas é feita pelo Governo do Estado, possuem o maior tempo de estudo do Brasil. A informação é do Censo 2022 e foi divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE. Nas idades regulares em que os alunos devem estar cursando o Ensino Fundamental II, de 11 a 14 anos, as crianças e adolescentes possuem, em média, 6,3 anos de tempo de permanência na escola, o melhor índice do Brasil. A média nacional é de 5,9. No ensino médio, cuja idade regular de aprendizado vai de 15 a 17 anos, essa média sobe para 9,4 para cada adolescente matriculado no Estado. Novamente, o Paraná lidera o índice, com uma média no Brasil de nove anos. Outro fator no qual o Estado se destaca é em relação à frequência. Nos últimos anos do ensino fundamental, o índice de comparecimento é de 98,8%, acima da média do Brasil, de 98,3%. Na faixa etária padrão dos alunos do ensino médio, a frequência escolar do Paraná segue a tendência nacional e é menor em relação ao ensino fundamental, com 84,9%. Para o secretário Estadual da Educação, Roni Miranda, os indicadores mais recentes do IBGE e os investimentos no setor, os maiores do País, ajudam a explicar, em parte, o sucesso recente da educação no Paraná. 

O panorama educacional do Censo também trouxe novidades sobre o grau de instrução da população brasileira. Em pouco mais de uma década, o Paraná mais do que dobrou a proporção de pessoas com ensino superior completo. No Censo de 2010, os moradores do Estado com graduação representavam 9,7% da população, índice que subiu para 19,2% em 2022. Com um em cada cinco paranaenses maiores de idade com curso superior completo, o Paraná tem a quarta maior proporção de pessoas com esse nível de ensino no Brasil. A média nacional é de 16,7%. Com 59% dos formados, as mulheres representam a maioria da população paranaense que possui diploma de graduação. No intervalo de 12 anos entre os Censos, também houve aumento da proporção de paranaenses com outros graus de instrução. Aqueles com ensino fundamental completo passaram de 13,9% para 15,1%, enquanto os que possuem o médio completo aumentaram de 22,5% para 35%. Já os que não concluíram nem o ensino fundamental no Estado caíram de 37,2% para 30,7% no mesmo período. No Brasil, o índice de pessoas sem instrução é de 32%.

Censo: alunos do Paraná têm maior tempo de estudo do País e instrução da população dobra Foto: Lucas Fermin/SEED-PR


(Repórter: Gustavo Vaz)
Fonte: AEN



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