Últimas Notícias
Noticias

Aumento de produção e qualidade constante

O abatedouro de peixes da C.Vale, inaugurado em 2017 com uma capacidade inicial de 75 mil tilápias por dia, atingiu uma marca expressiva em sua produção. Atualmente, a planta industrial está abatendo 190 mil peixes diariamente e perspectiva de encerrar o ano com processamento de 240 mil tilápias por dia. “Esse crescimento reflete o investimento contínuo da cooperativa na cadeia produtiva da aquicultura, garantindo não apenas maior volume, mas também qualidade e conformidade com os padrões internacionais”, destacou o gerente do frigorífico, Jair De Sordi.

Segundo ele, nos últimos meses, a unidade industrial recebeu três importantes certificações, reforçando seu compromisso com a qualidade e com o atendimento às exigências do mercado global. A recertificação BAP (Best Aquaculture Practices) atesta que a C.Vale segue rigorosos padrões internacionais. O selo de boas práticas em aquicultura é um dos mais relevantes do mundo e fundamental para exportações aos Estados Unidos, garantindo maior segurança e rastreabilidade dos produtos. Já a auditoria de comércio ético dos membros da Sedex (SMETA) reconheceu o compromisso da cooperativa com boas práticas sociais e ambientais na cadeia produtiva. Atualmente, grandes redes varejistas dos Estados Unidos exigem essa certificação para validar fornecedores que operam de maneira ética e sustentável.

A certificação Halal, conquistada em março, garante que todas as etapas da produção respeitam os critérios religiosos exigidos pelos consumidores muçulmanos. Com isso, a cooperativa está apta a comercializar sua tilápia para mercados no Oriente Médio, expandindo ainda mais sua presença internacional.
 

NÚMEROS


O abatedouro de peixes da C.Vale registrou números expressivos no último ano. Dos 47,06 milhões de quilos de peixe abatidos, a cooperativa destinou 64% da produção ao mercado interno, com Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina liderando o consumo. Já no mercado externo, o principal destino foram os Estados Unidos. A planta industrial de 10 mil metros quadrados produz quatro linhas de produtos: filé, postas, petiscos e peixe inteiro (descamado e eviscerado).

O crescimento da produção também reflete o trabalho dos 234 piscicultores integrados à C.Vale. No ano passado, eles entregaram 48 milhões de tilápias à cooperativa. A produção de alevinos chegou a 74,2 milhões de unidades, enquanto a de juvenis (até 30 gramas) atingiu 50,8 milhões de peixes. Todo esse volume é cultivado em 828 hectares de lâmina d’água, distribuídos em 1.110 tanques escavados.

Equipe do abatedouro de peixes que participou da conquista da certificação BAP

Funcionários que atuaram no processo de certificação Sedex, para práticas sociais e ambientais

Certificação Halal é necessária para a exportação aos mercados islâmicos




Divulgação/C.Vale


« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário