O próximo feriado nacional será no dia 7 de setembro, quando o país celebra a Independência do Brasil. Até o fim de 2025, o calendário oficial do Governo Federal prevê mais cinco feriados nacionais, alguns deles com potencial para prolongamentos de descanso, a depender das decisões de empresas e órgãos públicos.
No início do mês, o feriado de 1º de maio, em comemoração ao Dia Mundial do Trabalho, garantiu um recesso prolongado para muitos brasileiros, com quatro dias consecutivos de folga para quem conseguiu emendar a data.
📅 Confira as próximas datas oficiais de 2025
- 7 de setembro (domingo) – Independência do Brasil
- 12 de outubro (domingo) – Nossa Senhora Aparecida
- 2 de novembro (domingo) – Finados
- 15 de novembro (sábado) – Proclamação da República
- 20 de novembro (quinta-feira) – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
- 25 de dezembro (quinta-feira) – Natal
As datas de 20 de novembro e 25 de dezembro podem permitir a formação de “pontes” caso as empresas optem por liberar o expediente nas sextas-feiras subsequentes. Vale lembrar que a legislação trabalhista não obriga as empresas a concederem essas emendas, ficando a critério de cada empregador.
Em casos de folga prolongada, é comum que haja compensações, como o desconto de horas no banco de horas ou redução da jornada posteriormente.
📌 Setores essenciais
Serviços considerados essenciais — como saúde, segurança, transporte, energia e comunicações — continuam funcionando normalmente durante os feriados, seja em regime de plantão ou com horários especiais.
Além dos feriados nacionais, estados e municípios também podem decretar datas específicas. Um exemplo é o Corpus Christi, celebrado em 19 de junho (quinta-feira). Embora não seja feriado federal, muitas cidades optam por suspender atividades nesse dia.
![]() |
Foto: Ilustrativa/mizar_219842/Deposit Photos |
Com informações OBemdito
Nenhum comentário
Postar um comentário